Quais as causas?
É normal que durante a nossa vida existam várias razões para deixarmos de fazer sexo durante muito tempo.
Deixo aqui alguns exemplos:
- Não ter um relacionamento;
- Ter dificuldade em encontrar alguém com quem gostaria de fazer sexo;
- Problemas entre o casal;
- O/A companheiro/a não querer fazer sexo;
- Uma gravidez;
- Isolamento social, entre outros.
Inevitavelmente, isso traz algumas alterações ao nosso corpo.
O que afeta?
A Libido, como já falei num artigo anterior, é afetada e a excitação pode diminuir devido à diminuição da frequência do sexo. Em termos físicos, pode acontecer que a sensibilidade dos orgãos genitais diminua e isso influencia, por exemplo, a lubrificação e até a ereção. Em termos psicológicos haverá lugar a alguns sintomas como a ansiedade, stress, entre outros.
Mas não entre em pânico, tudo pode voltar ao normal quando o ritmo aumentar.
9 sinais quando deixa de fazer sexo durante muito tempo
Imunidade baixa
Segundo um estudo da Wilkes-Barre University, na Pennsylvania, quem faz sexo com mais frequência tem maior concentração de anticorpos (imunoglobina A), ou seja, o organismo ficará mais protegido contra gripes e afins.
Stress acumulado
Sempre que faz sexo são libertados ocitocina e endorfina no organismo, o que é benéfico para diminuir a ansiedade e o stress. Basta abraçar alguém que é imediatamente libertado ocitocina no organismo.
Acne
Qualquer atividade física promove a dilatação dos poros da pele e ajuda na limpeza dos mesmos. A atividade sexual não exceção no processo de limpeza do acne.
Autoestima em declínio
Fazer sexo com regularidade é um fator importante para que a pessoa se sinta desejada. Isso promove o autocuidado e relações sociais.
Agressividade
Muitas pessoas descarregam a sua energia agressiva no ato sexual. É importante saber os limites e não os ultrapassar, mas, pode ser benéfico para que as suas relações interpessoais sejam mais pacíficas e tolerantes.
Escrevi em 2022 um artigo sobre a prática de BDSM. Esta prática inclui o domínio vs submissão e/ou sadismo vs masoquismo.
Dor
Quando faz sexo é libertada serotonina e endorfina, que são responsáveis por gerar a sensação de ser amado, de felicidade e aliviar a dor. Isso pode diminuir dores de cabeça, por exemplo.
Doenças
Segundo um estudo da American Urological Association, homens que façam sexo regularmente, reduzem em 20% o risco de desenvolver o cancro da próstata.
Unhas frágeis e queda de cabelo
A circulação sanguínea influência todo o estado do organismo e o cabelo e as unhas não são exceção. Por isso, ao fazer sexo está a fortaceler as suas unhas e o seu cabelo.
Perturbações do sono
A atividade sexual liberta ocitocina no organismo que também é responsável por regular o nosso sono.
Conclusão
Uma boa conversa sobre este assunto será certamente o início de uma vida sexual mais saudável. A sua saúde sairá beneficiada.
Faça sexo, sexo, sexo... :)
Maria Elementos
maria@erosfarma.pt
A rainha das sexshops