Já sentiste dor ao fazer sexo?
A dor pode ser proveniente da falta de lubrificação na zona de contacto.
O lubrificante mais natural é aquele que é criado pelo teu corpo. A forma de o conseguires é apostar nos preliminares, por exemplo.
Se mesmo assim não o conseguires, não tenhas vergonha. Cada pessoa é diferente e existem muitas situações que dificultam a criação dessa lubrificação natural, como por exemplo a idade avançada, a pós-menopausa, a amamentação, a tomada de antidepressivos ou o cancro. Mesmo aquelas pessoas que produzem fluidos abundantes podem potenciar o prazer com o uso de lubrificantes.
Usas um lubrificante qualquer?
Cuidado! Nem qualquer lubrificante é o mais indicado para ti e para o tipo de sexo que queres fazer.
Existem vários tipos de lubrificantes no mercado, à base de óleo (provenientes de derivados de petróleo, como vaselina ou óleo mineral), à base de silicone e à base de água.
Os lubrificantes podem ser usados na zona da vulva, na vagina, no pénis e na zona anal.
Nunca usaste um lubrificante?
Recomendo que o apliques com cautela e testes numa outra parte do teu corpo, como por exemplo na zona mucosa da boca.
- Para começares, usa o lubrificante à base de água, é o mais seguro. Pode ser usado no sexo por penetração vaginal ou anal, masturbação ou em brinquedos sexuais. O inconveniente deste lubrificante é que não pode ser usado em ambientes com água, como por exemplo no chuveiro porque a água vai removê-lo com facilidade.
- Se queres ter sexo prolongado então experimenta o lubrificante à base de silicone, é bastante escorregadio e não precisas de aplica-lo com frequência. O inconveniente deste lubrificante é que é mais difícil de o limpar e pode manchar os tecidos. Também não é aconselhável no uso em brinquedos sexuais.
- O uso de lubrificantes à base de óleo é indicado nos preliminares, numa massagem, por exemplo. Estes lubrificantes são ideais na masturbação, sexo desprotegido ou em brincadeiras na água. Já não são recomendados com o uso de produtos à base de latex, como por exemplo, preservativos e brinquedos sexuais. Também são difíceis de remover tanto na lavagem íntima como na lavagem de manchas nos tecidos.
- Existem também lubrificantes com sabores, o que torna o momento mais divertido. No entanto, deves usar este tipo de lubrificante em momentos pontuais e estar atento(a) à zona da pele onde o colocaste.
Verifica as propriedades do lubrificante que escolheres!
Ao escolheres o teu lubrificante verifica se as suas propriedades são as mais adequadas e evita lubrificantes com glicerina ou glicerol. Verifica também os níveis de acidez. O ânus tem um nível de acidez menor, entre 5.5 e 7.0, já a vagina tem um nível de acidez maior, entre 3.8 a 4.5 (o PH quando tende para 0.0 considera-se ácido, 7.0 é neutro e quando tende para 14.0 é alcalino).
Pede ajuda a um especialista e se por alguma razão não te sentires confortável com o lubrificante que escolheste, contacta o teu médico imediatamente.
Podes começar por um destes:
Clica aqui para escolheres um Lubrificante à base de água
Maria Elementos
maria@erosfarma.pt
A rainha das sexshops